Pin It

Please assign a menu to the primary menu location under menu

Estamos em um momento de mudanças, de repensar conceitos e atitudes. A moda não podia ficar de fora deste movimento e, após muitos ajustes parece que finalmente encontrou uma forma de ser responsável e sustentável . Além disso, em tempos de denúncias de trabalho escravo, a preocupação com a remuneração justa e boas condições de trabalho da cadeia produtiva ocupam espaço entre as discussões do consumidor.

Como resultado percebemos transformações na área do vestuário e o surgimento de marcas alinhadas com estes novos desejos. A seguir destaco 5 iniciativas de sucesso que inovaram ao repensar e recriar matérias-primas carregadas de história:

flaviaaranha


1. Flávia Aranha

Flávia Aranha é estilista e criou sua própria marca para colocar em prática as ideias nas quais acredita. A paixão pelas cores naturais foi a base do desenvolvimento de todo seu trabalho, atualmente mantém parcerias com 30 projetos entre comunidades, famílias e artesãos. Através destas parcerias são desenvolvidas a matéria-prima e  as inovações sustentáveis. Utiliza técnicas de tingimento com urucum, carqueja, açafrão, entre outros. Trabalha com a natureza e o sustentável sem abrir mão da tecnologia.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


2. Folk Boots

A Folk Boots é uma marca carioca de calçados unissex que tem como filosofia aliar sustentabilidade, artesanato, conforto e estilo. A produção é totalmente artesanal e acontece a partir de sobras de materiais de estofados, as estampas e os produtos tem edição limitada.

 

vuelo2


3. Vuelo

A Vuelo trabalha com criações reinventadas, sustentáveis e 100% brasileiras. Utiliza matérias-primas já existentes que são descartadas e viram resíduos, a produção é artesanal e o cuidado com cada detalhe gera um produto final único. O primeiro projeto foi criado a partir de câmaras de pneu, recolhidos de borracharias e depósitos, e náilon de guarda-chuvas encontrados nas ruas e recolhidos nas Uts de reciclagem. A marca cria bolsas, mochilas, pochetes, cadernetas, entre outros.

 

ZerezesXSalinas


4. Zerezes

A Zerezes desenvolve e produz óculos de sol com materiais inusitados que resultam práticas justas e responsáveis. A vontade de reaproveitar os resíduos gerados no beneficiamento das madeiras redescobertas levou ao desenvolvimento de um compósito feito da união da serragem com uma resina de base vegetal utilizado na produção dos óculos da marca.

 

insectashoes3


5. Insecta Shoes

A Insecta é uma marca de sapatos veganos – produzidos sem uso de material com origem animal. Os modelos são unissex, feitos a partir da reutilização de roupas vintage e com solado de borracha triturada reciclada.

A criatividade e a vontade de fazer a diferença através do empreendedorismo movimenta o universo da moda e resulta em iniciativas inspiradoras como essas. Super bacana!

 

* Matéria desenvolvida para o site Moda Pelotas

Leave a Response