Pin It

Please assign a menu to the primary menu location under menu

Após uma longa batalha contra o Parkinson, a estilista Sonia Rykiel morreu hoje, aos 86 anos. Sua trajetória na moda começou de maneira despretensiosa. Em 1962, quando estava grávida do primeiro filho, Sonia queria roupas confortáveis e usava vestidos justos de tricô. Uma jornalista da Elle fotografou o até então inusitado modelo e colocou na capa da revista, chamando de ‘poor boy sweater’. Algumas peças foram colocadas à venda na loja de seu marido, o sucesso anunciava o início de uma bela carreira.

sonia rykiel (8)

Em poucos meses Sonia Rykiel se tornou a rainha do tricô e estabeleceu loja no bairro Saint-Germain-des-Prés. O estilo irreverente misturava cores e um ar descontraído, com ironia e um toque sexy. As peças conquistaram clientes como Catherine Deneuve e Jacqueline Kennedy. A estilista foi a primeira a expor de propósito as costuras e colocar frases ou palavras em blusas – como está em alta novamente.

sonia rykiel (4)

Models present creations by designer Gabrielle Greiss for French fashion house Sonia Rykiel as part of her Spring/Summer 2009 women's ready-to-wear fashion collection show in Paris late October 1, 2008. Sonia Rykiel celebrated the 40th anniversary of her house. REUTERS/Benoit Tessier (FRANCE)

Sonia Rykiel também assinou vários livros e fez figurinos para o teatro. Suas coleções e desfiles sempre tiveram um aspecto muito forte da sua identidade, com cores, padrões e cabelos que lembravam os usados pela estilista. Em 1995 então deixou a direção criativa de sua marca e lutava contra o Parkinson. Apaixonada pelo trabalho, acompanhava e perto as criações no cargo de Presidente Honorária. Até hoje as coleções da marca mantém a forte identidade de sua fundadora.

sonia rykiel (1)

sonia rykiel (9)

Sonia Rykiel é uma rebelde amada. É, porque sua contribuição foi genuína, autêntica e inspira até hoje o mundo da moda! <3

Leave a Response